"MENINA" (Clotilde de Oliveira)

Menina e Zica
    "Menina" era irmã da Zica e esposa de Carlos Moreira de Castro (Carlos Cachaça), em junho realizávamos festas à caipira e ela idealizou um personagem que batizou de "Seu Dionízio". Participavam da festa Seu Juvenal Lopes, Ananias de Marcello, Capixaba, Zica, Carlinhos Dória, Melão e muitos outros, eram festas muito apreciadas pela comunidade e com a participação de todos.
Em umas fui noivo, casando com a Zica diversas vezes, em outras fui padre, ou juiz de paz. A "Menina" participava muito ativamente da "Velha Guarda", que era praticamente um grupo dissidente da Escola de Samba.
Eu, Beleleu, Zica, "?", Dnª.
 Menina. (fantasiada de Seu Dionísio)
Mas da "Menina o que mais me marcou, foi que um dia de segunda-feira às 11:00h, ela atravessou por dentro do armazém, que fora do meu pai, cortando caminho da Visconde de Niterói para o Buraco Quente, com um panelão de sopa fria que havia sobrado da festa da Velha Guarda, realizada no dia anterior. Parou pra descansar no meio do salão. O Beleleu e a turma que estavam dentro do salão conversando, começaram a rir, olhando para o panelão. A "Menina" não se fez de rogada e arregaçando as mangas da blusa, enfiou a mão na panela, dizendo: - "Estão vendo? Esta sopa está muito boa!" E tirando a mão de dentro da panela exibia pedaços de carne e legumes, acrescentando: - "Esta sopa está muito gostosa!... se quiserem experimentar está as ordens!". Acreditem! Logo apareceram pratos e talheres, quase todos os presentes comeram da sopa, mesmo fria. Enquanto eu ria da atitude e espontaneidade de "Menina".
Achei importante fazer este relato, pelo fato de que, todas as vezes que me lembro de "Menina", é com recordações agradáveis e amenas e este, é apenas um, entre tantas de suas proezas pitorescas. Quando isso aconteceu, eu ainda não participava da Administração da Escola.


Posts Relacionados:
Cesar Romero e Raymundo Baluarte da Mangueira Mauro Alburquerque Baluarte Gerson Sammartino
1 2 3 4 5
© Autor: Raymundo de Castro - 2017. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: José Milton A. de Castro |
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo