Dona Zica


Dona Zica

- Fui convidado pela Nilcemar a prestar um depoimento para ficar no acervo do Centro Cultural Cartola, e lá chegando, vi afixado em uma das paredes, uma foto da Zica em "trajes de época”. Em minha mente, veio de imediato à lembrança de felicidade com que a Zica me falou da sua participação na novela da Manchete, “Xica da Silva”.
- Existem tantas passagens referentes à Zica e a Neuma, vividas por mim, que não tenho condições em descrevê-las em uma única postagem. A minha eleição para ocupar a vaga de Baluarte em substituição ao Tinguinha, é uma delas (postagem futura).

...Voltando a imagem, lembrei-me que tinha registros guardados referentes a este assunto e resolvi tirá-los do baú. E para não cair no esquecimento, fiz a transcrição deste momento inesquecível de felicidade vivido por ela, rememorando para quem viveu na época e para o conhecimento de todos, a publicação do jornal “O Dia”, do dia 30 de Abril de 1997, na íntegra.


REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL
“O DIA” DE 30 DE ABRIL DE 1997.
Fotos (esq./dir.) abaixo: "JORNAL O DIA".
Dona Zica da Silva
A primeira-dama da Mangueira realiza seu grande sonho e se transforma em atriz de novela como avó da escrava Xica na Manchete.

Luciana Barcellos


texto-imagen
A Mangueira está em festa, mas quem está sorrindo de orelha a orelha é Dona Zica. Aos 84 anos, ela realiza um velho sonho: ser atriz de novela. Semana passada, a primeira dama da escola de samba foi surpreendida com um telefonema da Manchete. “Perguntaram se gostaria de participar de Xica da Silva. Topei na hora. No dia seguinte, já estava gravando como a Josefina, uma falsa avó da Xica”, conta Dona Zica que, em minutos, ganhou um novo visual, com direito a peruca e vestido de época. “Fiquei lindona, nem me reconheci”, brinca.

O convite inusitado partiu do diretor da novela, Walter Avancini. Por causa da participação, que só vai ao ar em junho, Dona Zica ganhou até um novo apelido entre os atores: Zica da Silva,

“Já conhecia muita gente e fui muito bem recebida por todos. No final da cena, todos me aplaudiram. O Avancini disse que eu era cobra criada”, gaba-se.
A viúva de Cartola fala como dona da experiência e garante que não teve nenhuma dificuldade em decorar o texto. “É tudo muito curtinho. Como sou esperta, leio uma vez e já tenho as palavras todas na boca”, conta. Apesar de nunca ter atuado numa novela, ela já fez pequenas participações nos filmes Rio Babilônia, Orpheu do Carnaval e Ganga Zumba. “E fui muito bem”, garante Dona Zica, que já pensa em seguir a carreira artística. “Se me chamarem de novo, eu faço. Gosto muito de atuar.”




‘ESTOU SENDO TRATADA A PÃO–DE-LÓ’

texto-imagen
 CONVITE - “Estava na casa da Neuma quando telefonaram. Achei estranho, porque fui pega de surpresa. Minha filha foi contra, achou que eu ia me cansar, mas minha médica me liberou.”

 JOSEFINA – “Josefina é uma escrava velha, que é escolhida pela Xica para livrar a Eugênia (Andréia Avancini) da cruz. Xica diz a todos que a Josefina é avó dela e não consegue andar. Depois, Xica inventa que a Eugênia fez um milagre e eu volto a andar.”

 XICA DA SILVA – “Não perco um capítulo da novela. Costumo assistir com a minha neta. Quando começa, digo para ela fechar os olhos porque é impróprio para menores. A novela é uma inovação na TV. Nunca houve uma novela com protagonista negra.”






 VISUAL – “É impressionante como eu fiquei diferente depois de maquiada. Gostei muito do novo visual. Mas não vou adotá-lo na minha vida. Acho que algumas pessoas vão estranhar. Estou completamente diferente da Dona Zica que todos conhecem.”

 ESTRELA – “Ser estrela é muito bacana. Não tenho do que me queixar. Estou sendo tratada a pão-de-ló. Um motorista vem me pegar em casa e me traz de volta. O Avancini disse que faço uma participação, mas que o meu cachê é igual ao dos atores principais.”

 CARREIRA ARTÍSTICA – “Acho fascinante este universo. Bem que gostaria de fazer mais novela. Mas estou velha e só posso fazer papel de velha. Se for aprovada e me convidarem novamente, não vou pensar duas vezes.”


REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL
“O DIA” DE 30 DE ABRIL DE 1997.
Fotos (esq./dir.) acima: "JORNAL O DIA".

"GUARDEI ESTA PUBLICAÇÃO POR MUITOS ANOS E NUNCA PENSEI QUE UM DIA IRIA USÁ-LA. MAS, VALEU A PENA!"
Raymundo de Castro.


































DONA ZICA


Cesar Romero e Raymundo Baluarte da Mangueira Mauro Alburquerque Baluarte Gerson Sammartino
1 2 3 4 5
© Autor: Raymundo de Castro - 2017. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: José Milton A. de Castro |
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo