Na vertente Norte do morro, que compreende a atual Rua São Luiz Gonzaga, foi criado o caminho para Minas Gerais e São Paulo.
Por determinação de Dom Pedro II, foi feito um reservatório para armazenar a água captada em Tinguá, no local denominado "Morro do Pedregulho".
A vertente Sul do morro começou a adquirir evidência e a ser mais freqüentada com a entrada e o funcionamento da linha da Estrada de Ferro "Dom Pedro II", depois, "Central do Brasil", e, atualmente "SuperVia", cujo serviço de transporte de passageiros para o subúrbio, foi inaugurado em 16 de maio de 1861.
Em 10 de agosto de 1889, foi inaugurada a Estação de Mangueira, entre a de São Cristóvão e a de São Francisco.
Portanto, em termos ferroviários, Mangueira nunca foi estação primeira. Porém, segundo Cartola, "era a primeira estação que tinha samba".
- Este assunto é muito bem abordado no livro “Fala Mangueira”.
Autores:
Marília T. Barbosa da Silva,
Carlos Cachaça,
Arthur L. de Oliveira Filho.
Nota:
Marília Barbosa foi Diretora Cultural na gestão do senhor Djalma dos Santos, na qual, eu participei.
Marília Barbosa foi Diretora Cultural na gestão do senhor Djalma dos Santos, na qual, eu participei.
Habitação no Morro de Mangueira: Como tudo começou