Xangô – Tantinho - Licinho.
PARTIDO ALTO SEM COMPROMISSO!
Convivi com Xangô, e se relato alguns fatos do nosso cotidiano, é para que não se percam com o tempo e também, para levar ao jovem de hoje que se interessa pelo mundo do samba, como foi este convívio envolvido de amizade, respeito, sinceridade, discussões e, às vezes, atritos por motivos banais.
Como “partideiro”, Xangô sempre se destacou entre os demais e nesta passagem, participaram figuras promissoras do nosso Grêmio, como descrevo a seguir:
Aconteceu no Largo do Sossego, ao lado da casa da Neuma.
Nos finais de semana, reuniam-se todos na casa da Neuma para contar causos, tomar cerveja e se informar sobre as novidades. Num destes finais de semana, após o bate papo, a maioria se encaminhou para o Largo do Sossego, e ali deu início a uma Roda de Samba.
O começo foi em clima de descontração e brincadeira. Participavam diversos partideiros, entre eles, além do Xangô, o saudoso Ulisses Gomes da Costa (Licinho) e o nosso hoje Baluarte, Devani Ferreira, “Tantinho”.
Xangô iniciou, Licinho retrucou, tantinho atacou. Tudo isso em clima de descontração e, o Partido Alto ficou muito animado!
Num destes momentos, Tantinho e o Licinho responderam ao Xangô cada um no seu tempo e com a irreverência e a linguagem características dos adolescentes.
O Xangô achando os " termos usados " uma falta de respeito, num impulso, gritou bravo: - “Para aí, seus moleques!.. Vocês estão pensando o que?” Ao mesmo tempo, puxou uma arma e deu um tiro para o alto.
Os dois que não estavam esperando aquela reação, e sem entender o motivo daquela atitude, saíram correndo em disparada, cada um para o seu lado.
Um para lado da Rua Visconde de Niterói, e o outro, para o Largo do Careca em direção ao Buraco Quente.
Os que estavam assistindo ao embate, inclusive eu, passaram a rir achando ser uma brincadeira, e o Partido Alto acabou ali. Todos foram se dissipando, cada um procurando os seus destinos.
Mais tarde, no mesmo dia, me encontrei com os dois que comentavam e riam muito, depois do susto.
Falavam que Xangô ficou ofendido e irritado com suas rimas e que não tiveram nenhuma intenção de ofendê-lo com suas palavras e que o considerava um grande mestre, um verdadeiro ídolo para eles. Nesta época, os dois eram adolescentes e promissores partideiros.
A vida seguia e sem rancores ou mágoas, nos finais de semana seguintes era como se nada tivesse acontecido. Todos estavam juntos, contando causos, inclusive este que vos contei e pra variar: Na casa da nossa saudosa e querida, Neuma.
XANGÔ, TANTINHO E LICINHO - PARTIDO ALTO SEM COMPROMISSO
NOTA: