Ala dos Periquitos.

Ala dos Periquitos, Mangueira

Quando o samba ainda não tinha nenhum valor e nem se pensava em escolas de samba, a comunidade da Mangueira já despontava como pioneira dos carnavais cariocas através dos seus cordões, onde um grupo de mascarados conduzidos por um mestre com um apito, acompanhava uma verdadeira orquestra de percussão.

N
a Mangueira existiam pelo menos dois cordões:
O Guerreiros da Montanha e o Trunfos da Mangueira.

M
enos primitivos que os cordões, surgiram os ranchos, que se destacaram por permitir a participação das mulheres nos cortejos carnavalescos e por trazerem inovações tais como:
Alegorias, Uso do enredo, Instrumentação de sopro e cordas, O casal de dançarinos baliza e porta-estandarte, hoje conhecidos como mestre-sala e porta-bandeira.


Três ranchos se destacaram em Mangueira:
Pingo de Amor,
Pérola do Egito e Príncipes da Mata.

Por volta de 1920, surgiram os blocos com os elementos dos cordões e dos ranchos para mais tarde darem origem às escolas de samba.

tempo foi passando, e a Mangueira foi ganhando, cada vez mais, a admiração das pessoas, porque não dizer o amor de fieis. Por conta disso, em 1931 um grupo de senhores precisou separar a Mangueira do público que assistia seu desfile.

Estes senhores seguravam uma corda para que o publico, tomado de emoção, não invadisse o desfile.

Nesse contexto, precisamente em 14/07/1931, uma ala foi batizada, e é conhecida até hoje como Ala dos Periquitos, a primeira da Estação Primeira de Mangueira, do carnaval carioca e do Brasil.

Ninguém que faz oitenta anos pode passar incólume a uma comemoração, sobretudo quando é o aniversário de um grupo que contribui na harmonia de uma escola de samba, a Mangueira, que é um mito para o carnaval carioca e para a cultura popular carioca, brasileira e mundial.

Texto cedido pelo Ex-Presidente: J. Antonio de Luca.

DIRETORIA


PRESIDENTE: MARCELO (Marcelo Gomes de Alencar).



VICE-PRESIDENTE: JOILSON CHAGAS ALVES.


TESOUREIRO:  LUIZ ROBERTO PEREIRA DINIZ.



1º SECRETÁRIO: FÁBIO ANDRÉ.

2º SECRETÁRIO: ULISSES RIBEIRO PESSANHA.

ALA DOS PERIQUITOS:






Cesar Romero e Raymundo Baluarte da Mangueira Mauro Alburquerque Baluarte Gerson Sammartino
1 2 3 4 5
© Autor: Raymundo de Castro - 2017. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: José Milton A. de Castro |
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo